Tecnologia

Companhias aéreas americanas pedem intervenção urgente no 5G para evitar catástrofe

Possíveis interferências podem afetar instrumentos sensíveis do avião e impactar em operações de baixa visibilidade

Waleska Rodrigues Barreto

Em 18/01/2022 11h09


Possíveis interferências podem afetar instrumentos sensíveis do avião e impactar em operações de baixa visibilidade. (Foto: Unsplash)
Possíveis interferências podem afetar instrumentos sensíveis do avião e impactar em operações de baixa visibilidade. (Foto: Unsplash)

Tecnologia 5G - Os CEOs das principais companhias aéreas dos Estados Unidos voltaram a demonstrar preocupação com a implantação do 5G pela AT&T e Verizon. Executivos-chefes de empresas como American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, Southwest Airlines alertaram na última segunda-feira (17) que a banda C 5G poderá causar uma iminente crise “catastrófica” na aviação assim que for implantada na próxima quarta-feira (19).

O aviso foi assinado por companhias de entregas de mercadorias, incluindo UPS Airlines e FedEx Express, e foi emitido em uma carta vista pela Reuters, que dizia que voos comerciais e de carga podem ser afetados. O documento foi enviado ao secretário de Transportes dos Estados Unidos, à presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), ao administrador da Administração Federal de Aviação (FAA), e ao diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.

A FAA alertou que possíveis interferências podem afetar instrumentos sensíveis do avião – como altímetros, e impactar em operações de baixa visibilidade. Os altímetros são críticos para pousos, especialmente quando a visibilidade é limitada.

De acordo com a carta emitida pelas companhias aéreas, é preciso “uma intervenção imediata para evitar interrupções operacionais significativas para passageiros aéreos, transportadores, cadeia de suprimentos e entrega de suprimentos médicos necessários”. Caso contrário, pode instalar-se o“caos”, inclusive prendendo “dezenas de milhares de americanos no exterior”.

A AT&T e a Verizon, por sua vez, ganharam quase todo o espectro da banda C em um leilão no ano passado. As empresas concordaram no início de janeiro em construir zonas de amortecimento em torno de 50 aeroportos para reduzir os riscos de interferência, além de tomar outras medidas nesse sentido.

Na época, AT&T e Verizon também concordaram em adiar a implantação por duas semanas (com o prazo se encerrando agora, na quarta-feira), evitando temporariamente um impasse de segurança da aviação. A implantação da banda C já sofreu vários atrasos anteriores.

As companhias aéreas pedem “que o 5G seja implementado em todo o país, exceto dentro dos aproximadamente 3,2 km das pistas” em alguns aeroportos importantes. Embora haja tecnicamente 220 MHz de folga entre o espectro usado pelos equipamentos do avião e o novo espectro 5G, as companhias aéreas dos EUA estão preocupadas que os equipamentos mais antigos – ainda encontrados em alguns aviões – possam ser afetados.

Já AT&T e Verizon têm muito em jogo nesse novo espectro, pelo qual pagaram US$ 65 bilhões (cerca de R$ 360 bilhões) no leilão. As empresas precisam de espectro extra para lidar com as demandas de tráfego do 5G, especialmente devido aos planos da AT&T de encerrar sua rede 3G no próximo mês.

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