Saúde

Contágio da Ômicron deve reduzir em fevereiro, diz entidade

O pico do contágio é previsto para a próxima quinzena

Pâmela Lima

Em 18/01/2022 16h55


A variante está em circulação desde novembro do ano passado (Foto: NIAID)
A variante está em circulação desde novembro do ano passado (Foto: NIAID)

Pandemia - O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, calcula que os índices de infecção pela variante Ômicron do novo coronavírus devem reduzir em fevereiro. A média estimada de duração da onda de contágio é de aproximadamente um mês.

Chebabo disse em entrevista para a CNN Brasil que o pico da doença pode ocorrer na próxima quinzena. “É uma estimativa difícil. Mas depois do pico, começa a cair. Talvez, no final de fevereiro o número de casos já será bem menor”, explicou o infectologista ao canal.

A variante está em circulação desde novembro do ano passado e pareceu pela primeira vez na África do Sul. A mutação corresponde a 98,1% dos casos de Covid-19 registrados no Rio de Janeiro. Neste mês, a cidade teve 64.713 casos confirmados, sendo 238 considerados graves e 20 óbitos.

No momento a gente ainda tem o número de casos numa curva crescente. Os números continuam aumentando e aumentando quase na mesma velocidade que na África do Sul, na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. Então são curvas muito parecidas, com uma velocidade de aumento um pouco menor no Rio de Janeiro”, disse o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, para a CNN Brasil.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS