Tecnologia

Homem constrói avião com motor de fusca no RN

Gênesis Gomes, o 'Bigode', começou a produzir a aeronave há cerca de um ano

Pâmela Lima

Em 09/12/2021 11h10


O avião se transformou em um ponto turístico na comunidade (Foto: Reprodução/G1)
O avião se transformou em um ponto turístico na comunidade (Foto: Reprodução/G1)

Inovação - Há cerca de um ano, o borracheiro Gênesis Gomes, mais conhecido como Bigode, decidiu realizar o sonho de construir o próprio avião. Morador de João Dias, no Sertão do Rio Grande do Norte, ele contou apenas com a força de vontade e a ajuda de amigos para montar o avião.

"A primeira vez que eu vi um avião foi no aeroporto de Mossoró. Eu disse: é isso que eu quero fazer", disse Gênesis ao G1. Na semana passada, ele foi convidado para expor seu avião em um evento de aviação na Paraíba. O modelo construído por ele tem motor de fusca e peças de moto, caminhão, carro e bicicleta, que ele adquiriu em sucatas.

Gomes usou 14 metros de zinco nas asas e ganhou dos vizinhos alumínio e madeira para colocar no protótipo. "Meu plano era fazer o avião de fibra, mas eu não tinha condição. Aí eu vi que minha mãe tinha comprado uma bica de zinco porque quando chovia caía água dentro da casa dela. Quando eu vi eu disse: 'mãe, você vai ter que me dar para eu colocar no avião'. Ela me perguntou: meu filho e a casa? Eu disse: ‘a casa depois a gente resolve depois'".

Segundo a agricultora Maria José da Silva, esposa de Bigode, o avião se transformou em um ponto turístico na comunidade e atrai vizinhos e amigos que buscam uma foto ao lado da invenção. A aeronave conta com uma página nas redes sociais: @bigodedoavião. "Antes desse avião eu já tinha feito o mini-helicóptero, uma asa delta sem motor e uma com motor. Mas não deram certo. Mas eu vou montar essa asa de novo e quero voar", disse o borracheiro, que garantiu que recebeu dicas para em breve poder voar com sua invenção.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS