Mundo

Imagens de satélite mostram danos causados por vulcão em Tonga

Erupção do Hunga Tonga-Hunga Haa'pai provocou um tsunami em todo o Oceano Pacífico e causou três mortes até o momento

Waleska Rodrigues Barreto

Em 18/01/2022 14h05


(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Vulcão em Tonga - Tonga é um país na Oceania que tem cerca de 100 mil habitantes e é formado por dezenas de ilhas no Pacífico Sul, a oeste da Austrália. A principal ilha do arquipélago é Tongatapu, onde fica a capital Nuku'alofa.

No último sábado (15), uma gigantesca erupção vulcânica seguida de um tsunami atingiu Tonga e destruiu todas as residências de uma das ilhas menores da região . Três mortes foram confirmadas até agora, informou o governo nesta terça-feira (18), em sua primeira atualização desde o acontecimento.

O corpo de uma mulher britânica, que foi arrastada pelo tsunami, foi encontrado na segunda-feira (17), e nesta terça-feira (18), o governo de Tonga confirmou a morte de mais duas pessoas no país.

As informações sobre a extensão da devastação vieram até agora principalmente de aeronaves de reconhecimento, já que as linhas de comunicação da região foram severamente prejudicadas pelo rompimento de um cabo submarino. Fotos tiradas pela Força de Defesa da Nova Zelândia mostraram cenas “alarmantes” de uma vila destruída na ilha Mango, onde vivem cerca de 50 pessoas.

Nesta terça-feira (18), o gabinete do primeiro-ministro Siaosi Sovaleni disse em comunicado que as construções em Mango foram todas destruídas. Além disso, apenas duas casas permanecem em Fonoifua, e a ilha de Namuka sofreu grandes prejuízos.

Danos significativos também foram registrados ao longo da costa oeste da principal ilha de Tonga, Tongatapu, que reúne muitos resorts de férias e a orla da capital, Nuku’alofa. O Ha’atafu Beach Resort, na península de Hihifo, a 21 km a oeste da capital, foi “completamente destruído”, disseram os proprietários no Facebook.

“As pessoas entram em pânico, correm e ficam feridas. Possivelmente haverá mais mortes e nós apenas rezamos para que não seja o caso”, disse o vice-diretor da missão diplomática de Tonga na Austrália, Curtis Tu’ihalangingie.

O impacto da enorme erupção foi sentido em Fiji, Nova Zelândia, Estados Unidos e Japão. Duas pessoas morreram afogadas em uma praia no norte do Peru devido às altas ondas causadas pelo tsunami. A ilha do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai ficou praticamente submersa após a explosão, de acordo com imagens de satélite de cerca de 12 horas depois.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS