National Geographic Society premia brasileiras por projetos que mudam o mundo
Lorena Patrício Silva e Ana Luísa Teixeira receberam o título 'Young Explorers de 2021'
Jucielle Leal
Em 14/01/2022 15h52

Educação - A organização National Geographic Society concedeu a duas brasileiras o título de “Young Explorers de 2021” por terem desenvolvido projetos inspiradores que mudam o mundo. Lorena Patrício Silva, de 19 anos, que estuda em Nova York, e Ana Luísa Teixeira, de 22 anos, que estuda em São João Del Rei, Minas Gerais, foram as premiadas.
As brasileiras, que desenvolveram projetos nas áreas de meio ambiente e preservação do patrimônio histórico, são duas dos 25 jovens selecionados pela organização para receber o título. Desde 1888, a instituição apoia cientistas, educadores e desenvolvedores de tecnologia.
Projeto da Lorena
O projeto da Lorena trata de observadores de pássaros. Ela desenvolveu na Universidade Cornell, em Nova York, o primeiro acampamento brasileiro para jovens observadores de pássaros. A brasileira, que estuda Meio Ambiente e Sustentabilidade na universidade, contou com a parceria do Laboratório de Ornitologia.
Projeto da Ana Luísa
Já o projeto da Ana Luísa trata de um mapeamento de patrimônio histórico. Ela, que é estudante de Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei, está envolvida na rede mundial de mapeamento, a YouthMappers, com dois projetos. O primeiro é de mapeamento do patrimônio histórico de São João Del Rei. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o projeto pretende atualizar mapas da cidade.
Outro mapeamento realizado pela jovem foi de comunidades da cidade de Tefé, no Amazonas, para amenizar a invisibilidade desse espaço e lutar pelo reconhecimento dele.