Prefeitos pedem reunião para discutir tarifa de ônibus com Bolsonaro
Os políticos querem subsídios da União para evitar reajuste nas passagens
Pâmela Lima
Em 17/01/2022 18h02

Alta - Com o aumento do preço do diesel, prefeitos tentam encontrar uma forma de evitar reajustes e solicitaram nesta segunda-feira (17) uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles querem discutir a possibilidade de criação de um subsídio para o transporte urbano, o que poderia custar até R$ 5 bilhões aos cofres públicos.
Segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a “instituição de um programa emergencial de assistência financeira imediata para minimizar os reajustes nas tarifas do transporte público”. O documento é endossado pelos prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD); de Salvador, Bruno Reis (DEM); de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), entre outros.
O grupo defende ainda a aprovação do Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI), um projeto de lei que está em tramitação no Congresso e prevê o financiamento da passagem de ônibus para idosos acima de 65 anos. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 43 municípios reajustaram de 2% a 50% o valor das trifas de ônibus.